sábado, 11 de abril de 2009

Engenharia Civil no Canadá

Alguns colegas me perguntam sobre a profissão de engenheiro civil aqui no Canadá. Eu mesmo tinha muitas dúvidas quando aceitei o desafio de aceitar uma proposta de trabalho de uma empresa canadense. A idéia é fazer uma rápida comparação do exercício da a profissão no Brasil e no Canadá, e se preparem, as diferenças não são poucas!!!

BRASIL
No Brasil a fórmula é simples. Tudo se resume em 5 ou 6 anos de universidade, e um fácil processo de registro com o conselho de engenharia, e Parabéns, você é engenheiro! Mesmo sem qualquer experiência profissional, o conselho não diferencia os experientes e qualificados daqueles que estão encarando seu primeiro projeto.

CANADÁ
O curso de engenharia civil no Canadá tem duração de 4 a 6 anos, dependendo da universidade. No final do curso você é considerado bacharel em engenharia civil. A partir deste momento é necessário dar início ao registro junto à associação de engenharia da província. Caso o curso de engenharia tenha sido cursado em território canadense ou em uma das universidade das consideradas equivalentes ao redor do mundo (nenhuma do Brasil é reconhecida em Manitoba), o candidato é entitulado Engineer in Training (EIT) mediante a aprovação em um exame sobre ética e prática profissional (open book). É necessário que o candidado a engenheiro seja no mínimo 4 anos um EIT para que se torne um Professional Engineer (P.Eng.). É necessário que o EIT seja orientado por um P.Eng. durante os 4 anos em que o candidato está em treinamento, sendo necessário enviar à associação de engenharia relatórios semestrais com o andamento do treinamento, experiência adquirida e opinião do P.Eng. sobre o EIT. Após os 4 anos de treinamento, o EIT é submetido a uma prova de prática profissional, ética e leis que regem a prática de engenharia no Canadá. Aí sim meus amigos, depois de todas estas fases, você pode ser considerado um P.Eng. na província.

Pra quem já tem experiência em outros países
Se você que já é formado e gostaria de exercer a profissão em território canadense, aí vão algumas importantes dicas. Inicialmente, é necessário enviar ao conselho de credenciais acadêmicas da associação de engenharia um pedido de análise da sua formação. Deve estar no processo a tradução juramentada de todas as disciplinas cursadas e dos históricos escolares. Este processo é demorado e geralmente é despachado em até 3 meses. Na grande maioria dos casos, o conselho exige ao candidato que algumas disciplinas sejam cursadas na área de interesse para que o aluno corrija falhas na formação, de acordo com o entendimento do conselho. O candidato tem a opção de fazer provas sem cursar as disciplinas nas universidades sugeridas, mas é um grande risco já que as provas só podem ser realizadas uma vez.. Se o candidato é reprovado, não pode fazer a prova novamente. Após o conselho de credenciais acadêmicas ser satisfeito, o candidato pode requerer registro. No meu caso e na grande maioria dos casos que vejo, a associação requer que o candidato se candidate a EIT primeiramente, e a partir do momento em que a designação EIT é alcançada, o candidato submita um relatório de toda a sua experiência já acumulada e então possa requerer o título de P.Eng. Entretanto é necessário que no mínimo 1 ano da experiência seja adquirida em território canadense sob a orientação de um P.Eng. É necessário apresentar à associação cartas dos antigos empregadores, os quais devem ser registrados (membros do CREA são aceitos). Se o candidato tenha mestrado ou doutorado, geralmente 30 a 50% d0 tempo dedicado é aceito como experiência, dependendo da praticidade do tema.

Eu iniciei o processo junto a APEGM (Associação de engenheiros e geoscientistas de manitoba) em 2007. Após 2 anos, onde cursei uma disciplina na University of Manitoba, fui declarado apto para registro. Hj sou EIT, sendo que estou aguardando a associação analisar a minha experiência profissional e conceder o sonhado título de Professional Engineer - P.Eng. Uma vez P.Eng. em uma província, não é difícil requerer equivalência em outras províncias canadenses ou americanas, mas é necessário que o profissional seja registrado em todas as províncias em que deseja desempenhar a função de engenheiro.

Espero que estes comentários possam ajudar aos colegas brasileiros que pensam em seguir carreira em território canadense!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário